Mais buscados: MeI Credito sei Boas praticas Consultoria
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Embora se encontrem outras definições para startup, a mais moderna – e adotada pelo Sebrae – é a que diz que startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Mas apostar nesse modelo de negócio é arriscado, afinal, o grupo de pessoas envolvidas nesse tipo de situação costuma trabalhar em um cenário de incertezas, sem garantias de que o produto ou serviço conseguirá seu espaço no mercado. Em uma esfera de imprecisão, é vital que o empreendedor conheça o “Minimum Viable Product”, ou MVP, que, em português significa Produto Minimamente Viável.
O conceito do MVP é bem simples e prático. Trata-se de testes primários a serem realizados pela startup a fim de legitimar a viabilidade e funcionalidade do produto oferecido. Na prática, a empresa disponibiliza o produto ou serviço ainda em desenvolvimento a um grupo de potenciais clientes para que eles façam a experimentação. Caso o feedback seja positivo e o consumidor enxergue uma necessidade no item disponibilizado, o empreendedor deve reparar as possíveis falhas apontadas pelos usuários e posteriormente investir no lançamento integral do produto.
A prática da modalidade MVP está intimamente ligada ao conceito de “Lean Startup”, ou “Startup Enxuta”. O entendimento do Lean é desenvolver estratégias que inibam o desperdício de capital e possibilitem um cenário menor de incertezas para o lançamento do produto/serviço. Para desenvolver um MVP de qualidade, é preciso apostar em ferramentas de baixo custo e que atraiam o interesse dos consumidores.
Por exemplo, criar uma landing page para captar o cadastro dos interessados e em seguida construir um balanço do perfil do possível consumidor para direcionar a criação do produto ou serviço. E a última etapa seria a criação do MVP propriamente dito, convidando uma parcela de pessoas cadastradas para conhecer e usufruir das funcionalidades do que está sendo oferecido.
Um planejamento de MVP bem estruturado garante que o produto chegue ao mercado com maior possibilidade de sucesso. Apesar de ser um processo longo, é vital que as novas empresas busquem praticá-lo caso não queiram correr o risco de ver o negócio naufragar. É imprescindível que o parecer dos testes realizados com os consumidores seja minuciosamente estudado e sirva para a melhoria contínua do produto/serviço.
Veja também:
[Palestra Online]Empreendedorismo e inovação na Era DigitalReflita sobre o momento atual e todas as transformações promovidas pelo empreendedorismo digital. Inspire-se para inovar e conciliar a tríade: estratégico, técnico e comportamental. |
Veja Mais
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.