Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crEdito Sei Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Startup

Teste de mercado

MVP: o que é e como fazer

atualizado em: 10/09/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A empresa disponibilizará o produto ou serviço, ainda em desenvolvimento, a um grupo de potenciais clientes, para que façam a experimentação

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Embora se encontrem outras definições para startup, a mais moderna – e adotada pelo Sebrae – é a que diz que startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Mas apostar nesse modelo de negócio é arriscado, afinal, o grupo de pessoas envolvidas nesse tipo de situação costuma trabalhar em um cenário de incertezas, sem garantias de que o produto ou serviço conseguirá seu espaço no mercado. Em uma esfera de imprecisão, é vital que o empreendedor conheça o “Minimum Viable Product”, ou MVP, que, em português significa Produto Minimamente Viável.

O conceito do MVP é bem simples e prático. Trata-se de testes primários a serem realizados pela startup a fim de legitimar a viabilidade e funcionalidade do produto oferecido. Na prática, a empresa disponibiliza o produto ou serviço ainda em desenvolvimento a um grupo de potenciais clientes para que eles façam a experimentação. Caso o feedback seja positivo e o consumidor enxergue uma necessidade no item disponibilizado, o empreendedor deve reparar as possíveis falhas apontadas pelos usuários e posteriormente investir no lançamento integral do produto.

MVP: o que é e como fazer

A prática da modalidade MVP está intimamente ligada ao conceito de “Lean Startup”, ou “Startup Enxuta”. O entendimento do Lean é desenvolver estratégias que inibam o desperdício de capital e possibilitem um cenário menor de incertezas para o lançamento do produto/serviço. Para desenvolver um MVP de qualidade, é preciso apostar em ferramentas de baixo custo e que atraiam o interesse dos consumidores.

Por exemplo, criar uma landing page para captar o cadastro dos interessados e em seguida construir um balanço do perfil do possível consumidor para direcionar a criação do produto ou serviço. E a última etapa seria a criação do MVP propriamente dito, convidando uma parcela de pessoas cadastradas para conhecer e usufruir das funcionalidades do que está sendo oferecido.

Um planejamento de MVP bem estruturado garante que o produto chegue ao mercado com maior possibilidade de sucesso. Apesar de ser um processo longo, é vital que as novas empresas busquem praticá-lo caso não queiram correr o risco de ver o negócio naufragar. É imprescindível que o parecer dos testes realizados com os consumidores seja minuciosamente estudado e sirva para a melhoria contínua do produto/serviço.

 

Veja também:

[Palestra Online]

Empreendedorismo e inovação na Era Digital

Reflita sobre o momento atual e todas as transformações promovidas pelo empreendedorismo digital. Inspire-se para inovar e conciliar a tríade: estratégico, técnico e comportamental.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

06 de Setembro de 2024

Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)

SAIBA MAIS

 

04 de Setembro de 2024

Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: