Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEi CRÉDITO consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Startup

Valorização

Unicórnios: as startups brasileiras de 1 bilhão de dólares

atualizado em: 12/11/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O Brasil entrou na lista dos países com unicórnios em 2018, e isso tem correlação direta com o amadurecimento do mercado

O termo unicórnio é usado quando uma startup chega ao valor de mercado (valuation) de U$$ 1 bilhão. A empresa de pesquisas CB Insigths divulgou o infográfico Clube Global de Unicórnios com 263 startups no mundo que acumulam um valuation estimado de US$ 840 bilhões. Destas, 53 se tornaram unicórnios em 2018. Os Estados Unidos são responsáveis por 47% dos unicórnios, a China por 30%, seguidos do Reino Unido com 6%, Índia com 4% e Alemanha e Israel com 2% cada. Nenhum outro país tem quatro ou mais unicórnios.

O Brasil entrou na lista dos países com unicórnios em 2018, e isso tem correlação direta com o amadurecimento do mercado, fortalecimento do ecossistema empreendedor e aumento dos investimentos em startups. Alguns especialistas consideram que o Brasil tem três unicórnios, porém, em nossa análise não estamos considerando a Pag Seguro por não ser considerada uma startup.

Assim, seguem as startups brasileiras que já valem US$ 1 bilhão ou mais:

• 99 – o aplicativo de transporte individual anunciou em janeiro deste ano um aporte milionário feito pela chinesa Didi Chuxing, o que garantiu à startup o título de unicórnio.
• Nubank – fintech de soluções financeiras desburocratizadas, a startup chegou no valor de mercado após uma rodada de investimento.

Um ponto comum e importante a essas empresas são o fato de que as startups já nascem globais, com ideias que podem ser implementadas em vários países do mundo. E existe uma grande expectativa de termos outros unicórnios brasileiros nos próximos meses – entre eles podemos citar duas grandes apostas que estão no caminho para alcançar esse valor de mercado:

• Guia Bolso – fintech de planejamento financeiro.

• Movile – startup por trás de aplicativos reconhecidos no mercado como ifood, Sympla e Play Kids.

Vamos acompanhar o mercado e torcer para que o Brasil entre no ranking dos países com quatro ou mais dessas startups de sucesso.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

17 de Maio de 2019

Semana do MEI 2019 aborda marketing digital

SAIBA MAIS

 

17 de Maio de 2019

Guri de Uruguaiana na Semana do MEI 2019

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/05/2019 14:02

Sebrae leva 32 empresas para o Salão Internacional do Couro e Calçado em Gramado

Sebrae RS Podcast 16/05/2019 13:54

MPEs apoiadas pelo Sebrae RS participam da NRA Show em Chicago

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: