Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEi credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Startup

Valorização

Unicórnios: as startups brasileiras de 1 bilhão de dólares

12/11/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O Brasil entrou na lista dos países com unicórnios em 2018, e isso tem correlação direta com o amadurecimento do mercado

O termo unicórnio é usado quando uma startup chega ao valor de mercado (valuation) de U$$ 1 bilhão. A empresa de pesquisas CB Insigths divulgou o infográfico Clube Global de Unicórnios com 263 startups no mundo que acumulam um valuation estimado de US$ 840 bilhões. Destas, 53 se tornaram unicórnios em 2018. Os Estados Unidos são responsáveis por 47% dos unicórnios, a China por 30%, seguidos do Reino Unido com 6%, Índia com 4% e Alemanha e Israel com 2% cada. Nenhum outro país tem quatro ou mais unicórnios.

O Brasil entrou na lista dos países com unicórnios em 2018, e isso tem correlação direta com o amadurecimento do mercado, fortalecimento do ecossistema empreendedor e aumento dos investimentos em startups. Alguns especialistas consideram que o Brasil tem três unicórnios, porém, em nossa análise não estamos considerando a Pag Seguro por não ser considerada uma startup.

Assim, seguem as startups brasileiras que já valem US$ 1 bilhão ou mais:

• 99 – o aplicativo de transporte individual anunciou em janeiro deste ano um aporte milionário feito pela chinesa Didi Chuxing, o que garantiu à startup o título de unicórnio.
• Nubank – fintech de soluções financeiras desburocratizadas, a startup chegou no valor de mercado após uma rodada de investimento.

Um ponto comum e importante a essas empresas são o fato de que as startups já nascem globais, com ideias que podem ser implementadas em vários países do mundo. E existe uma grande expectativa de termos outros unicórnios brasileiros nos próximos meses – entre eles podemos citar duas grandes apostas que estão no caminho para alcançar esse valor de mercado:

• Guia Bolso – fintech de planejamento financeiro.

• Movile – startup por trás de aplicativos reconhecidos no mercado como ifood, Sympla e Play Kids.

Vamos acompanhar o mercado e torcer para que o Brasil entre no ranking dos países com quatro ou mais dessas startups de sucesso.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

10 de Dezembro de 2018

Aumento de produtividade e melhora da qualidade de vida

SAIBA MAIS

 

07 de Dezembro de 2018

Hospital de Clínicas abre as portas para MPEs e MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/12/2018 18:11

Palestra on-line mostra como atrair o consumidor moderno

Sebrae RS Podcast 07/12/2018 18:12

Palestra foca no mercado fornecedor para complexo hospitalar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: