Mais buscados: MEi credito SEI Boas praticas consultoria
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Na economia digital, há algumas tecnologias que estão impactando o mercado com mais força: inteligência artificial aplicada a processos, como os chatbots; business intelligence (BI) para análise de comportamento; e todas as ferramentas de TI para automatização. Nesse quadro geral, também está havendo o aumento de escalabilidade de processos. O engajamento do cliente, no geral, tem como principal foco tecnologias voltadas para o omnichannel, gestão unificada de contato com o cliente para inbound, outbound e vendas, integradas com a metodologia de design thinking para desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Antonio Loureiro, CEO e cofundador da Conquest One e da CQ1 Lab, aceleradora para startups de tecnologia em RH, avalia que o foco tecnológico atual é a automatização de processos para escalar trabalhos repetitivos. A expectativa é de adoção rápida para os produtos e serviços com grandes volumes de interações humanas, principalmente em mercados mais competitivos. Rafael Brunacci, investidor anjo da CQ1 Lab, complementa lembrando que a inteligência artificial com o desenvolvimento de plataforma de inteligência cognitiva já vem crescendo muito nos últimos anos.
Nos próximos anos, acreditam os especialistas, a evolução dos algoritmos de processamento e de aprendizado a partir do crescente volume de informação armazenada, juntamente com os hardwares “vestíveis”, deve ampliar muito a gama de aplicação da inteligência artificial nos mais diversos setores do mercado.
Mercado de trabalho
Outro profissional do setor, Marcelo Vianna, CHRO e cofundador da Conquest One e da CQ1 Lab, alerta para uma sofisticação nos postos de trabalho em um futuro não muito distante. O raciocínio é relativamente simples: à medida que os trabalhos repetitivos diminuem, as funções para interpretar o grande volume de informação coletado, como a de cientista de dados, por exemplo, serão cada vez mais comuns de serem demandadas no mercado.
A expectativa é de que não haverá necessariamente uma diminuição de postos de trabalho, mas uma necessidade de capacitação para se adequar às novas oportunidades de mercado que serão criadas e que hoje ainda não são tão comuns. No futuro, cada vez mais o trabalho especialista será demandado, e serão necessários cada vez mais especialistas. Portanto, é preciso se preparar.
Veja também:.
[Artigo]Estamos chegando ao fim da era dos aplicativos?A tendência é o investimento não em criação de mais apps, mas em chatbots que façam os atendimentos automaticamente e que direcionem a conversa do cliente via aplicativos de mensagens. |
Veja Mais
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.