Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito SEI Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Inspiração

Um templo para o café na Cidade Baixa

atualizado em: 21/05/18
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE
O Café República é um ambiente especial para quem quer degustar e aprender sobre a bebida

A Cidade Baixa é conhecida dentro e fora de Porto Alegre por sua vida noturna. Desde 2013, o empreendedor Eurico Albrecht vem rompendo essa máxima e transformando uma das ruas mais notívagas da cidade em um point do café. O Café República nasceu com a proposta de ser um local para os amantes da bebida e, com apoio do Sebrae RS, vem se consolidando com essa proposta.

Desde que atuava como oficial do Exército, Eurico Albrecht já tinha o sonho de ter um café. Quando deixou a carreira militar em 2012, começou a dar forma a sua cafeteria. “Já naquela época comecei a frequentar os cursos e atividades promovidas pelo Sebrae RS, em busca de uma base para construir minha empresa”, lembra o empreendedor.

Um templo para o café na Cidade Baixa

Em 2013, inaugurou sua primeira cafeteria em um espaço menor que o atual, com o foco em um café elaborado de forma mais artesanal e com o propósito de criar uma cultura para a bebida e dar à Cidade Baixa uma opção diurna. “No início, abríamos às 7h30 e fechávamos às 20h. A ideia era atender o público que buscava o café da manhã”, conta. Agora, a cafeteria instalada em um novo número na mesma rua, abre um pouco mais tarde, às 9h, mas continua difundindo o hábito de fazer a primeira refeição na rua. “O número de pessoas que procuram pelos serviços mais cedo vem crescendo e somos uma das poucas opções da região a abrir nesse horário”, comenta.

Para construir seu empreendimento e fazê-lo prosperar, Albrecht e sua sócia, a esposa Kerlen Caroline Costa, sempre recorreram ao apoio do Sebrae RS. Foi assim desde 2015, com a criação do Polo Gastronômico em Porto Alegre e na Região Metropolitana. “O Café República é um dos negócios de destaque entre as 60 empresas que fazem parte da iniciativa. Nos últimos três anos, percebemos uma série de avanços, que resultaram em decisões estratégicas importantes”, observa Francine Danigno, gestora do projeto pela organização. “Houve uma mudança significativa na postura do empresário, que passou a tomar decisões mais assertivas, baseadas em resultados e números”, elogia Francine.

O Sebrae RS fez parte da expansão do negócio, quando a cafeteria inaugurou uma nova unidade na mesma rua, e do ajuste necessário, quando decidiu fechar a primeira loja para colocar foco no mais novo ambiente. “A empresa encolheu para crescer”, avalia a gestora do Sebrae RS. “As vendas e o número de pessoas que frequentam a cafeteria aumentaram”, comemora Albrecht.

No espaço localizado na República, 358, o café é a estrela e ocupa 70% do cardápio. “O ambiente é voltado para quem entende muito de café, mas também acolhe os que não conhecem muito da bebida, mas se sentem atraídos pela decoração e pelo atendimento”, descreve. No local, além dos diferentes tipos de café, o destaque está nos variados preparos. “Além do tradicional expresso, a bebida pode ser preparada de diversas formas artesanais, que vão do coado em filtro de pano, passando pela infusão, que se assemelha ao processo do chá, até o aeropress, um método desenvolvido nos Estados Unidos que alia a infusão à extração sob pressão”, ensina o empresário.

Mais do que um lugar para se degustar a bebida, a cafeteria também serve como sala de aula. “Promovemos cursos e workshops voltados para o tema de cafés especiais, formação de barista e prestamos assessoria para quem quiser abrir sua cafeteira”, cita Albrecht. Para o empreendedor, o café e o vinho funcionam de forma contrária. “O desafio do vinho, normalmente mais elitizado, é popularizá-lo. Para o café, que já é tão popular, o caminho é inverso. Precisamos mostrar que é possível trazer mais qualidade com produtos especiais”, compara.

Agora, o objetivo de Eurico, juntamente com sua sócia Kerlen, é fazer o Café República continuar crescendo. “Queremos nos estruturar para manter dois espaços e reabrir a primeira loja, como uma alternativa mais aconchegante para quem aprecia um bom café”, revela.

 

Veja outras histórias que inspiram – ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Março de 2024

SEBRAE lançará edital Tecnova3 no South Summit Brazil

SAIBA MAIS

 

18 de Março de 2024

Projeto Cidade Empreendedora de Santo Ângelo impulsiona crescimento econômico e inovação na região

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: