Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Credito sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Franquias

Expansão

Lojas Calci – como crescemos na crise

atualizado em: 16/12/17
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A partir da escolha do ponto a franqueadora e o franqueado montam um plano de negócios de 5 anos que detalha cenários pessimista, otimista e provável

No Brasil, a mortalidade de empresas no ramo de franchising é de cerca de 15% após 5 anos de operação. Entretanto, fora do sistema de franquias, o número inverte: 15% é o número de empresas que sobrevivem. Falta de planejamento, questões burocráticas, complexidade das diversas competências necessárias para gerir um negócio, elevado custo financeiro e alta carga tributária estão entre os maiores dificuldades enfrentadas por empresários e comerciantes que, algum tempo depois de realizar o seu sonho, são vencidos pelos prejuízos e precisam fechar suas portas. O sonho acaba.

Então, o que faz o ramo de franquias ter todo este sucesso? Organização, planejamento, execução assertiva, ganhos de escala e diversos outros fatores que encurtam muito a curva de aprendizado – e de custos adicionais – que um novo empresário teria.

A Lojas Calci é exemplo de que, com as ferramentas certas, é possível manter-se no mercado – inclusive na crise. A franquia de calçados e acessórios multimarcas nascida no Rio Grande do Sul há cinco anos conta hoje com 20 lojas espalhadas pelo RS. E deve ingressar em 2018 nos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

A expansão em época de crise pode surpreender, ainda mais ao se analisar os números da franquia: 19 lojas abertas nos três últimos anos – período da pior crise econômica do Brasil -; aumento de 65% em vendas em 2017; e de 20% nas vendas em relação ao ano anterior (considerando a mesma base de lojas). Mas quem está do lado de dentro tem tranquilidade para saber que o investimento é seguro e baseado em análises detalhadas e com acompanhamento permanente do franqueado.

O apoio ao franqueado começa já na seleção do possível ponto de venda. A Lojas Calci seleciona seus pontos de venda a partir de um levantamento de geomarketing, que apresenta indicadores de consumo de calçados e concorrência do setor. São dados referenciais apoiados por estratégia própria, pautada na avaliação do potencial de vendas e de lucratividade nas cidades escolhidas.

Os pontos são definidos da seguinte forma: analisa-se os estados e regiões mais promissoras, através da afinidade com o público consumidor e do número de consumo x concorrência. A partir daí é estruturado um ranking das melhores cidades por estado – aquelas que apresentam maior faturamento médio provável.

Há dois tipos de pontos que podem ser escolhidos: dentro de shoppings ou na rua. No primeiro caso, trabalha-se com a medida de venda por metro quadrado da sala. A franqueadora busca informações com o shopping center, informações de geomarketing e com outros lojistas, faz um controle do número de sacolas que saem – análise que pode durar de uma hora a uma semana -, avalia a conversão de pessoas que entram na loja e compram, e calcula-se o ticket médio. A partir daí, projeta-se vendas e avalia-se o valor da locação, detectando se é ou não factível a instalação.

Já em lojas de rua a franqueadora trabalha ainda mais a fundo com o geomarketing a fim de escolher os melhores pontos e o tamanho em potencial da loja. O software calcula o número de pessoas que passam em frente ao ponto analisado e avalia informações sobre a cidade, a rua e o potencial local de instalação.

Ainda são observados fatores que potencializam ou dificultam as vendas, como: se é em uma esquina onde um semáforo para o trânsito, é positivo; se o ponto tem degrau na entrada, é negativo. Analisam-se metragem da fachada, necessidade de reforma, possibilidade de tombamento, recuo, distância do pedestre e questões de segurança; presença de concorrentes ou de geradores de fluxo – como bancos, farmácias e paradas de ônibus. A partir da escolha do ponto a franqueadora e o franqueado montam um plano de negócios de 5 anos que detalha cenários pessimista, otimista e provável.

Com estes índices é possível ter uma previsão de faturamento muito mais exata – e aí entra a segurança no investimento, citada no início deste texto: todo investimento envolve risco e retorno, e a Lojas Calci, com todo este embasamento, consegue minimizar este risco.

A empresa entende que é impossível extingui-lo, mas é possível deixá-lo bem menor do que o de uma empresa que não conta com esta assessoria. Por isso, a mortalidade citada de apenas 15% em empresas franqueadas após 5 anos de operação. No caso das Lojas Calci – a Sapataria com Alma de Butique-, este número é zero.

 

Antonio Carlos Diel* – Diretor de franquias da Lojas Calci

Antonio Carlos Diel (43) é sócio-proprietário da Lojas Calci, franquia gaúcha de calçados e acessórios multimarcas. É Mestre em Administração Financeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

Conheça outras histórias de sucesso – ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

09 de Setembro de 2024

Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora

SAIBA MAIS

 

06 de Setembro de 2024

Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: