Mais buscados: Mei CREDITO Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
O RS tem cada vez mais se destacado no ecossistema de startups do país, figurando como o terceiro estado em número de startups segundo a base de dados da ABStartups com cerca de 940 startups. Isso também fica evidenciado pelo número de iniciativas de apoio ao desenvolvimento de startups, ao crescimento do número de investimentos em startups, número de ambientes de inovação ativos, grandes empresas com programas de conexões com startups e um ambiente mais propício ao desenvolvimento de novas startups.
Podemos falar que em 2020, apesar da pandemia, temos um ecossistema mais maduro e que se ancora em cases reais de startups de sucesso como Warren, Melhor Envio, Aegro, Triider, Saipos, Me Salva, Town Square, Captable, Egalitê, Prosumir, Urbe.me, Pipe Run, Rocket.Chat, Bling, Suitshare, James Tip, PIx Force, Sirros IOT e tantas outras startups que estão crescendo e virando notícias com seus investimentos recebidos, exits, aquisições e principalmente melhorando a vida das pessoas, das empresas ou da sociedade como um todo.
E esse movimento é muito positivo, pois o sucesso das startups inspiram outros empreendedores a desenvolverem novos modelos de negócios inovadores e as potencialidades são muito grandes, pois onde tem um problema real a ser resolvido tem oportunidades para novas startups. De foodtechs a healthtechs elegemos algumas startups gaúchas que se destacaram em 2020 e que prometem um grande crescimento em 2021 para você ficar de olho:
A Alloy ajuda empresas do varejo a construir seu próprio canal de vendas online e conhecerem mais profundamente seu público através de um sistema próprio de CRM, que estreita o relacionamento entre varejistas e clientes por meio de ferramentas de automação de marketing, fidelização, comunicação e feedback para impulsionar as vendas e ajudar a criar uma base de clientes sólida e fiel.
Em 2020, devido ao distanciamento social, a startup lançou um canal de vendas online totalmente personalizado para os parceiros, pois muitos ainda faziam atendimento exclusivamente presencial e precisaram migrar para o digital de maneira rápida. A Alloy passou por processos de aceleração, recebeu investimentos e se destacou em vários programas voltados a negócios inovadores. Através de um fluxo contínuo de lançamentos de novas ferramentas e soluções para empresas, a pretensão é se posicionar nacional e internacionalmente. A empresa fechará o ano com 100% de crescimento, e o objetivo para 2021 é atender mais de 1000 empresas, com mais de um milhão de pessoas efetivamente cadastradas em suas plataformas.
O Anota AI é a única plataforma de atendente virtual com inteligência artificial no Brasil. Um robozinho consegue responder as principais dúvidas dos clientes e ainda fechar um pedido e imprimi-lo.
Seja para automatizar o atendimento e “ganhar” o funcionário que estaria no caixa ou para migrar clientes de marketplaces oferecendo uma experiência única de atendimento, o Anota AI é a melhor opção para o setor de food service. Em 2020 a startup cresceu 10 vezes o número de clientes e já é a maior plataforma de pedidos para delivery do Brasil, estando presente em todos os estados e ajudando mais de 3000 clientes contando com uma equipe de 60 colaboradores.
A Cozinhe.me é uma Foodtech que utiliza tecnologia e inovação em uma nova jornada para quem quer cozinhar. Oferece kits culinários contendo ingredientes frescos, passo a passo para execução da receita, playlist especial e outras surpresas que transformam o ato de cozinhar em uma verdadeira experiência.
Lançará em 2021 o Clube de cozinha, no qual os assinantes receberão mensalmente um kit contendo os segredos das melhores receitas dos restaurantes parceiros.
Recentemente a Startup foi acelerada pelo principal programa de aceleração do mundo na área de gastronomia realizado pela incubadora Startup Lisboa e foi selecionada pelo programa Techfuturo. Inserida em um mercado que não para de crescer os fundadores projetam um crescimento de 300% em 2021 e a participação de rodadas de investimento para ampliar sua atuação para Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa.
A DigiFarmz é um plataforma digital formada por algoritmos e uma base de dados de mais de 16 anos de pesquisas, que combinados com informações de climas e satélites, consideram a realidade de cada fazenda e talhão, apresentando recomendações inteligentes personalizadas em fitossanidade e nutrição, reduzindo os erros no manejo das culturas agrícolas, gerando maior assertividade, produtividade e menor impacto ambiental.
Atualmente tem clientes em todos os Estados agrícolas do Brasil, e também no Paraguai, com excelentes resultados gerados a campo, onde – por exemplo – os produtores e técnicos que utilizam a DigiFarmz em soja, têm obtido de 3 a 18 sacos por hectare a mais em suas lavouras.
Seu faturamento cresceu 3,5 vezes de 2019 para 2020. A startups está fechando uma rodada de investimento onde os recursos serão principalmente alocados para ampliação da equipe, para assim acelerar ainda mais no próximo ano, com previsão de faturamento cinco vezes maior que em 2020, e com mais de 1 milhão de hectares licenciados.
A Gáutica é uma plataforma SaaS especialista em normas de conformidade técnica, como a NR-12. A startups salva vidas aumentando a segurança no ambiente de trabalho. Com uma plataforma online para a coleta de dados no chão de fábrica que guia engenheiros em segurança do trabalho na apreciação de riscos e, por meio de computação em nuvem, a startup automatiza a geração de documentos técnicos exigidos por lei.
Atualmente está presente em todos os estados do Brasil, com 3.000 usuários, 50.000 máquinas analisadas, 167.000 riscos identificados, 490.000 imagens de evidências, mais de 1.860.000 recomendações para adequação das máquinas e equipamentos para ficarem seguros para seu uso.
A Growdev nasceu com o propósito de acelerar a entrada de pessoas desenvolvedoras de software no mercado, mudando a vida destas e de organizações. Com um modelo inovador no qual os alunos aprendem atuando em projetos contratados por empresas e, assim, obtendo uma experiência real em projetos de software, a Growdev realiza a conexão dos futuros profissionais com o mercado, contribuindo para a diminuição do déficit de profissionais qualificados na área de TI.
Com 1 ano completado em 2020, a Growdev inovou no Rio Grande do Sul trazendo o ISA (Income share agreement) para o estado, modelo de inclusão onde o aluno só começa a pagar pela formação quando estiver trabalhando e recebendo uma determinada renda. Neste ano, lançou também o Growlabs e o Codaí, o primeiro, uma iniciativa para captar projetos de software que se encaixem nos programas de formação e o segundo, uma iniciativa em parceria com Seprorgs e Umbler, com o intuito de despertar o interesse das pessoas para a área de tecnologia. A Growdev encerra o ano com mais de 150 alunos, mais de 20 empresas atendidas e com planos de ampliar sua operação para os estados de Santa Catarina e Paraná em 2021.
A Moderniza é uma empresa de ERP especializada em varejo omnichannel (solução de gestão para lojas físicas e virtuais) e comercializa suas soluções através de uma rede de mais de 100 revendedores e franquiados no Brasil.
Apesar da pandemia a startup fechará o ano com crescimento de 50% e para 2021 a previsão é dobrar de tamanho novamente.
A OnePercent é um startup especializada no desenvolvimento de soluções em Blockchain, atuando em projetos customizados e oferecendo plataformas de Blockchain as a Service (BaaS). Blockchain é uma arquitetura disruptiva que frequentemente aparece entre as tecnologias que mudarão radicalmente a forma como os negócios funcionam, assim como IoT, Cloud e Inteligência Artificial. Os projetos customizados contemplam rastreabilidade da cadeia de valor, uso de Blockchain para otimização das operações, aumento da competividade e apoio no processo de transformação digital das empresas. A startup acredita em Blockchain como uma das tecnologias de maior potencial de impacto no mercado nestes próximos anos, e se posiciona hoje como uma das principais empresas no Brasil especializada na utilização dessa tecnologia em diversos ambientes empresariais.
Blockchain as a Service nos permite ganhar mais escala e acelerar a adoção de Blockchain pelo mercado. A plataforma OneSign (www.onesign.app) permite aos clientes uma forma simples, fácil e rápida de registrar documentos em Blockchain, enquanto que a plataforma Oken (www.oken.app) é uma estrutura modular que suporte os projetos de tokenização de ativos para o mercado (Oken Core, Oken Marketplace, Oken Exchange e Oken Wallet). Tokenização é uma das principais aplicações de Blockchain e deve impactar mercados relevantes em todo mundo como o imobiliário, agronegócio, financeiro, créditos e carbono.
A Palma Sistemas desenvolve soluções para hospitais usando recursos de Internet das Coisas. Um dos seus produtos é o IOTGel, um higienizador de mãos que identifica o usuário.
Acabou o ano sendo uma das 7 finalistas gaúchas do Capital Empreendedor, uma das 10 empresas brasileiras incubadas pelo Imperial College e a vencedora do BRDE Labs RS. Os negócios começaram a acontecer a partir de novembro.
Além do IOTGel, a Palma fornece o KraniusLH e o SabIOT, todos integrados e implementando Lean Healthcare. O KraniusLH é um sistema de controle de produtividade para salas cirúrgicas e de endoscopia, está sendo implementado em um hospital e outros três estão em fase final de negociação. O SabIOT é uma ferramenta de beira de leito, controle de transporte de pacientes e controle de produtividade da enfermagem.
A Palma promete para o primeiro semestre de 2021 uma nova função para o IOTGel, para solucionar uma dor existente em hospitais mundo afora. A meta é terminar 2021 com 10 clientes do IOTGel e em 5 anos ter o produto presente em 5% dos hospitais brasileiros. A participação no BRDE Labs RS abriu um novo mercado para a Palma, que assinou uma parceria com uma empresa líder no segmento fornecimento de insumos corporativos. Juntas, prometem lançar produtos inovadores para este segmento.
A Pix é uma Startup Gaúcha que fornece tecnologia SaaS para Tv Corporativa, para empresas que buscam otimizar sua comunicação interna.
A startup atende mais de 250 empresas, dentre elas Unilever, Taurus, Engie, Unimed, Languiru e, atualmente mais de 4 mil telas de TV espalhadas por todos os estados do Brasil, tem seu conteúdo gerenciado por meio do iMidiaTV, software que foi desenvolvido pela empresa.
A startup acaba de levantar uma rodada de R$ 1 milhão, trazendo 3 grandes fundos nacionais e deve gerar 15 novos postos de trabalho, em 2021, iniciando o plano de atingir 1000 clientes em 24 meses.
Em 2020 a startup faturou mais de R$ 2,5MM, um crescimento de 300% quando comparado ao ano anterior, e tem a expectativa de ultrapassar 10 mil pontos de TV já em 2021.
A Planne oferece uma plataforma completa para que negócios de serviços e turismo possam vender online com segurança e flexibilidade através do seu próprio site. São restaurantes, parques, agências de turismo e demais atrações que tem na Planne um grande aliado na retomada do controle das suas vendas.
Por estar localizada em um dos maiores polos de turismo do Brasil, atende com bastante fluência este setor, o que obviamente fez a startup passar por grandes desafios durante o ano de 2020, porém fecha o ano com resultados positivos.
Em comparação ao início do ano, a Planne chega a dezembro com um volume transacionado mensal seis vezes maior, e ainda foi escolhida em um dos programas de aceleração mais concorridos do país na aceleradora Wow, de Porto Alegre.
O ano de 2021 promete ser um ano de grandes oportunidades no setor de turismo, experiências e serviços, e a Planne projeta um crescimento consistente através da estruturação de um time de vendas escalável e o lançamento de novos produtos, como o sistema de afiliados que tem como ambição revolucionar as relações comerciais no setor.
A Regenera Moléculas do Mar é uma empresa de base tecnológica que oferece soluções sustentáveis em biotecnologia a partir da Amazônia Azul. Única empresa no mundo com uma coleção pioneira de micro-organismos marinhos legalmente disponível para bioprospecção e desenvolvimento tecnológico. Novas moléculas antibióticas, insumos inovadores para cosméticos e micro-organismos inéditos, com alto potencial de aplicação no agronegócio, são exemplos dos projetos desenvolvidos. Startup número 1 em Open Innovation na categoria Top Trends Biotech pelo segundo ano consecutivo junto ao Ranking 100 Open Startups. Em 2020, também recebeu o Grow+ Innovation Awards, premiação que tem por objetivo reconhecer os melhores projetos de inovação de produtos, serviços e modelos de negócio do país! Em 2019, recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho – categoria Startup Inovadora, dentre outras premiações ao longo da sua trajetória.
Mesmo em um ano atípico e cheio de desafios, os resultados foram históricos e superaram as expectativas. A startup manteve os contratos em vigência e aumentou o portfólio de projetos e parceiros, consolidando cada vez mais a sua proposta de valor.
Startup focada no desenvolvimento de vedações de borracha com tecnologia proprietária baseada em nanomateriais para desenvolver polímeros e atender as demandas das indústrias 4.0. Por conta do processo inovador, os produtos da Serall possuem propriedades mecânicas muito superiores, com maior resistência e vida útil, fabricados a partir de materiais avançados de alta resistência química e térmica, e que minimizam os impactos ambientais gerados por equipamentos industriais. A Serall é pioneira na fabricação de produtos em FFKM no Brasil.
Os produtos também possuem certificações de padrões internacionais e possuem homologações nos setores em maior crescimento no Brasil, como o de petróleo, alimentos, química e mineração. A Serall é uma das primeiras empresas do mundo a trabalhar no desenvolvimento de elastômeros com grafeno, material raro e que terá alto impacto na indústria por conta das suas propriedades revolucionárias.
A StarGrid é uma solução de gestão de escalas de trabalho automática com uso de Inteligência Artificial. A solução possibilita a automação das escalas, a facilitação das trocas diárias, folgas e faltasse permitindo o dimensionamento baseado na demanda auxiliando no redimensionamento da força de trabalho entre os setores e equipes.
A média de folgas preferencias atendidas SEM STARGRID é 20%, porém com a solução eleva-se o grau de satisfação dos colaboradores para níveis inéditos, superiores a 70% de folgas em dias desejados. Respeitando critérios legais e preferenciais de cada setor, turno ou indivíduo aumentando a qualidade laboral e tornando as rotinas de trabalho mais satisfatórias.
A startup impacta em indicadores importantes e melhora o desempenho das instituições, reduzindo turnover, absenteísmo, banco de horas, horas extras e outros. Gera para seus clientes um retorno médio sob o investimento de 11 vezes trazendo uma grande economia nas instituições, com cases já superando milhões de reais e muitas horas economizadas.
A startup quadruplicou seu faturamento de 2019 para 2020 e a expectativa é melhorar essa taxa de crescimento ainda mais para 2021. Para isso está investindo na expansão do time, qualificando a estratégia e validando funcionalidades importantes para os diversos segmentos que atua.
A Umbler é uma plataforma que liga empresas que querem ter sucesso na internet com agências digitais que sabem fazer isso.
Assim como o Airbnb não possui imóveis próprios, a startup entende que a melhor forma de impactar milhões de empresas é qualificando e criando as melhores ferramentas para milhares de agências digitais.
Atualmente mais de 2700 agências digitais já são parceiras Umbler e usam para potencializar seu trabalho, soluções de hospedagem de sites, ferramentas para whatsapp e email profissional. A Umbler conta com mais de 290 mil usuários na plataforma, teve um crescimento anual de 52% na sua base de clientes e está entre as maiores plataformas do Brasil.
O Sebrae RS tem atuado fortemente no desenvolvimento do ecossistema de inovação e startups do RS e através do Programa Startup RS já atendeu mais de 450 startups no Estado. Um programa para cada estágio da sua startup e também programas por verticais de mercado.
Se você tem uma ideia e quer transformar em uma startup ou uma startup e busca validar seu modelo de negócio ou escalar vendas, o Sebrae RS está com inscrições abertas para seus Programas de Startups: Startup RS Start (turmas em várias regiões do estado), Startup RS Digital – turma 13 (RS) e Startup RS Scale – turma 7 (RS). Informações e inscrições em www.sebraers.com.br/startups
Relembre quais foram as startups que apareceram neste ranking em:
2020: https://sebraers.com.br/start-up/15-startups-gauchas-para-ficar-de-olho-em-2020/
2019: https://sebraers.com.br/start-up/15-startups-gauchas-para-ficar-de-olho-em-2019/
2018: https://sebraers.com.br/start-up/10-startups-gauchas-para-ficar-de-olho-em-2018/
Veja Mais
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.