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Túlio Josué Pinheiro dos Santos
Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS
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Franquia é um formato de fazer um negócio crescente, tema já abordado neste texto. É um modelo que traz novas oportunidades para os empresários e que traduz novas formas de conquistar mercado, obter rendimento, crescimento e sucesso de uma companhia que começou pequena e então passa a adentrar novos mercados e atingir novos públicos. Sem falar da obtenção de maiores níveis de sobrevivência e desempenho, as franquias chegam ao mercado com a ideia de fortalecer os setores de comércio e serviços e transformar as empresas mais sustentáveis. Para as pequenas empresas, são alternativas de sobrevivência e perenidade.
Por todas essas vantagens, inúmeros empreendedores desejam ingressar nesse mercado competitivo e que cresce a cada ano. Só como exemplo, em 2018 a previsão de crescimento do faturamento é de 7% a 8%. Além disso, franquias são modelos que replicam empresas e impulsionam mercados, ou seja, inserem na economia uma empresa mais competitiva, com marca reconhecida, com um BackOffice que entende do segmento do negócio, que gera – tendo em mente que outras variáveis sejam constantes – o dobro de empregos, gera renda para as famílias e exige o dobro de insumos da cadeia na qual está inserida.
Quando observamos o mercado internacional, podemos entender que alguns movimentos de mercado estão acontecendo e que são oportunidades para as empresas que atuam no setor de franquias. Entre as empresas americanas existe o movimento que fortalece a fase de expansão das redes. Ou seja, cada vez mais as redes se tornam maiores e há diversas ações de integração entre elas. Para as pequenas redes, é um ponto a ser pensado, pois assim pode-se ganhar mais escala e otimização de recursos. Nos EUA existem 210 unidades/rede, no Japão são 200 unidades/rede e no Brasil 47 unidades/rede.
Alinhado a isso, existe um mercado que ainda não foi totalmente saturado pelas franquias, que são os territórios do interior do País. Municípios pequenos que possuem grande potencial de consumo. E mais: há um novo comportamento de consumo das pessoas pelas marcas e empresas locais/regionais. Para os pequenos negócios locais, é uma oportunidade de crescimento em formato espiral e conquistando territórios próximos.
Segmentos e oportunidades
Quando identificamos os segmentos que mais cresceram no mercado internacional e nacional, vimos que existem oportunidade para setores como Alimentos, Saúde, Educação e Moda. Porém, são setores com grandes concorrentes e com grande capacidade de investimento. Outros setores também estão ganhando espaço no mercado, como os de hotelaria e turismo, serviços e casa e construção, que cresceram em relação ao faturamento e ao número de unidades de franquias.
Com o aumento do número de e-consumidores e avanços tecnológicos, estar dentro do comércio eletrônico é um diferencial competitivo desse setor. Tanto por sua complexidade em termos logísticos e geográficos quanto pelo reduzido número de empresas que estão migrando para esse novo formato em franquias. Ter presença digital, comércio eletrônico ou estar inserido em algum marketplace ajuda no crescimento da franquia, aumenta o nível de competitividade e traz mais clientes para lojas físicas.
Um outro gargalo das redes de franquias é ter um relacionamento próximos com seus franqueados. Encontrar meios para escutar mais, estar próximo e dar orientações estratégicas é um fator que gera atrito entre a rede e os empresários que a compõem. Quanto maior a rede, mais complexo é o processo de relacionamento com os franqueados. É uma oportunidade para as empresas que estão se inserindo nesse mercado, pois podem estabelecer métodos de forma mais rápida e criar mecanismos para estreitar mais esses contatos, como conselhos de clientes.
Inovação tímida
O processo de inovação ainda é muito tímido nas franquias. Ou seja, há poucas interações das mesmas com tecnologia e startups para melhoria dos processos e para se inserirem dentro das maiores tendências de mercado. Para as pequenas empresas, realizar ações de parceria com empresas do mesmo segmento ou com startups é uma oportunidade de otimizar recursos logo na entrada nesse mercado e pode ser diferenciais quando comparado com grandes redes.
Ainda, novos formatos na estrutura dos modelos de franquias são um novo paradigma. Pois encontrar modelos mais enxutos e que possuem alta rentabilidade facilita a entrada de novos franqueadores. As pequenas empresas podem aproveitar para ganhar escala aderindo a esses modelos mais baratos como home based, quiosques, food trucks, etc. Pois isso está alinhado ao novo comportamento de consumo e que pode ter mais aderência em territórios não explorados.
O aumento da concorrência pode ser um prejuízo ou fortalecer ainda mais o setor. Por um lado, uma concorrência mais acirrada pode fazer com que as pequenas franquias sejam engolidas pelas grandes, perdendo mercado. Não só pela grande competição do mercado nacional, como também de franquias internacionais. Por outro lado, teremos franquias mais preparadas e com nível de gestão e proposta de valor mais profissionais e aderentes ao mercado. Essa reação faz com que todo o mercado se readeque e elimine redes mal estruturadas e geridas.
Como é possível notar, oportunidades e ameaças desse mercado existem e podem ser aproveitas e melhoradas para oportunizar um ambiente favorável para as empresas.
Para finalizar, um quadro que resume tudo o que foi analisado neste texto:
EVENTO |
IMPACTO |
Crescimento do setor de franquias influencia o nível de competitividade das empresas |
Estruturado como um modelo que desempenha melhor no mercado, as franquias tornam o mercado ainda mais competitivo e com ganhos de performance |
Agregar valor e alavancar a cadeia produtiva em que estão inseridas |
Quanto maior o incentivo à criação de novas franquias, há mais necessidade de insumos e colaboradores que impactam a economia como todo |
Foco na expansão e integração de redes de franquias para maior escala e otimização de recurso |
Alinhadas a novas tendências de mercado, ações colaborativas entre as franquias são essenciais para otimizar recursos e disponibilizar produtos e serviços diferentes para os consumidores |
Escassez de franquias no municípios do interior do Brasil |
Com o mercado saturado nas grandes metrópoles, encontrar oportunidades de expansão em regiões ainda não exploradas traz benefícios para a rede |
Grande crescimento de setores como hotelaria e turismo, casa e construção e serviços em geral |
Apesar de mercados como alimentos, saúde, moda e educação serem os mais representativos, o nível competitivo nesses setores é maior. Existe oportunidade para empresas de outros segmentos para ganhar mais espaço |
Crescimento de plataformas on-line |
Aumento do número de pessoas acessando a internet, maior facilidade de compras e desejo por informações rápidas influenciam o mercado para inserção no comércio on-line |
Baixo relacionamento entre franqueador e franqueado |
Grande gargalo das redes de franquias em estabelecer conexão com seus franqueados. Prejuízos para a marca e na prospecção de novos franqueados |
Crescimento tímido do processo de inovação nas franquias |
As franquias estão cada vez mais se inserindo em pautas globais, ainda investindo recursos em plataformas em nuvem e com poucas interações com startups e parcerias estratégicas |
Novos formatos de franquias |
Com a economia do Brasil instável e com preocupações em expandir, as franquias estão estruturando novos formatos de loja para ter mais aderência no mercado |
Aumento concorrencial para fortalecer o setor |
O número de redes e unidades de franquias no Brasil tem como consequência uma melhoria da competitividade das empresas no mercado, tornando-o mais resistente a amadores e a franquias internacionais |
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